> Guns N´ Roses
A banda já vendeu aproximadamente 90 milhões de cópias em todo o mundo, incluindo 39 milhões nos Estados Unidos. O seu álbum de estreia em 1987, Appetite for Destruction, vendeu mais de 26 milhões de discos a nível mundial e atingiu o 1º lugar nos EUA.
O estilo musical, a presença em palco e a imagem de bad boy da banda contribuiu para o sucesso do grupo durante uma nova era de dominância do hard rock e heavy metal nos finais dos anos 80 e início dos anos 90. Enquanto o glam metal liderava nas vendas de discos, tabelas de vídeos e rádio, os Guns N' Roses ofereciam um som mais tradicional do rock, e conquistaram muitos fãs, impressionados pela autencidade entusiasmante.
A banda teve grande sucesso a nível mundial entre 1988 e 1993, mas devido a conflitos de personalidade entre os membros do grupo levou ao fim do alinhamento original. Actualmente, Axl Rose é o único membro original no actual alinhamento dos Guns N' Roses, sendo o vocalista desde 1985.
> Considerações
>Paradise City é o 3º melhor solo do mundo
>Slash é conciderado o melhor guitarrista do mundo ativo
>Axl Rose é conciderado um dos mais extraordinários vocalistas do mundo
>Guns é a única banda q conseguiu espalhar seu nome nos 4 cantos do mundo em 2 anos
>Matt é o 8º melhor baterista do mundo>Duff é o baixista mais conhecido do mundo
>De acordo com a MTV-Encyclopédia, Guns chega tanto ao topo e supera a era Led Zeppelin
>Sweet Child O'Mine é conciderado o hino do rock in roll e é o melhor riff do mundo
>Estranged é o 2º clip mais caro do mundo
>November Rain é o melhor single do mundo e foi escrita em apenas 15 min por AXL ROSE.
>Appetite é um dos 10 álbuns q fizeram a história do rock
>A época de 80 e 90 deveria ser marcada pela musica eletrônica, mas com o aparecimento de GUNS N' ROSES, isso foi totalmente rompido
> Frases
"O melhor lugar para eu circular é mesmo Los Angeles; depois Nova York. São lugares em que as pessoas dizem apenas 'Oi Axl', e seguem em frente. As pessoas conseguem me reconhecer seja como eu estiver vestido, portanto não me precucupo em usar disfarces, pois vão achar que é apenas um novo estilo de vestir"
- Axl Rose
"Eu me envolvo com as pessoas, mas existe uma diferença grande em relação ao público, em que as pessoas que realmente importam estão bem ali à frentee em numa outra situação em que você tem pessoas nas primeiras filas com os braços cruzados e com atitude 'mostre-me o que sabe fazer', estampada na cara. È irritane."
- Axl Rose
"Fizemos um show em Utah, em que o público parecia bastante aborrecido, Quando terminamos, fomos embora. Por que deveríamos tocar o bis?"
- Axl Rose
"Costumo trabalhar naquilo que está em minha cabeça no momento, então posso fazer uma abordagemdo que iremos apresentar no próximo disco de uma forma que leva ao extremo. Se quero expressar a raiva, quero levar aquilo ao máximo; se quero expressar alegria e felicidade, da mesma forma quero levar ao extremo."
- Axl Rose
"Todos (na banda) têm direções diferentes que desejam seguir, e eu quero manter a banda bastante motivada e então ele têm as oportunidades. Temos várias pessoas novas no grupo, mas no fim o que funciona é aquilo que me empolga."
- Axl Rose
"Em última análise o que importa é que que nada pode se impor em Slash e mim, e enquanto tivermos essa ligação nós teremos o Guns N´ Roses."
- Axl Rose
"Vejo Roger Waters, (ex Pink Floyd) dessa forma (como um dos maiores compositores de todos os tempos), mas não me coloco em tal categoria. Gostaria de crescer até um ponto em que pudesse me considerar assim, um dos maiores."
- Axl Rose
> Curiosidades
- Na época das "vacas magras", Axl fumava para sobreviver. Ele ganhava 8 dólares por hora testando cigarros. Ainda na fase pobre, Axl trabalhou como vigia na Tower Records.
- "Welcome to the Jungle" é uma frase que foi dita a Rose quando ele pedia carona em Los Angeles: "Do you know where you are? You're in the jungle baby. You're gonna die!"
- Em 1985, dois dias após a formação original a banda sai para sua primeira turnê, The Hell Tour. Após o primeiro show em Seattle todas as datas foram canceladas. A banda terminou pedindo caronas para voltar para casa em virtude de seu carro ter quebrado. Como a "turnê" não funcionou eles voltaram para Los Angeles e passaram a morar na famosa "Hellhouse."
- Antes do sucesso, Axl foi expulso dos Guns, porque chegou atrasado a uma apresentação. Ele ficou três dias fora da banda, mas depois foi perdoado e reintegrado. Em 1989, foi a vez dele anunciar a sua saída durante um show. Na época, disse que estava indo embora porque havia gente demais na banda dançando com Mr. Brownstone (que é uma adaptação para heroína). Axl falou, mais tarde, que sua saída do grupo foi a única maneira de fazer com que Adler e Izzy parassem com a dança. Adler abusou das drogas e foi substituído por Matt Sorum. Na noite seguinte, Slash prometeu publicamente solucionar os seus problemas com as drogas.
- Até na igreja, onde cantava no coro pentecostal, foi expulso, enquanto criança: "Eu estava sempre encrencado por cantar as partes dos outros", lembra Axl
- Durante a adolescência, vivendo nas ruas, Axl foi preso por mais de 20 vezes. Numa dessas detenções, uma psiquiatra, impressionada com seu alto QI, diagnosticou-o como psicótico maníaco-depressivo.
- Em 1988, Axl é preso e considerado culpado por atacar um segurança durante um show em Atlanta. O guarda aparentemente estava agredindo um amigo de Axl. Um roadie cantou Communication Breakdown, Izzy cantou algumas músicas dos Rolling Stones e Slash fez um solo de 15 minutos para completar o show.
- Em 1989, Izzy se envolve numa briga com Vince Neil, vocalista do Mötley Crüe. Vince deu um soco na barriga de Izzy, que caiu... então Axl viu a confusão, veio correndo ajudar Izzy e disse a Vince: "Nunca mexa com ninguém da minha banda ou eu te mato". A partir dai, a troca de 'gentilezas' ficou entre Axl e Vince, que ficavam mandando recados um para o outro para comparecerem em algum lugar e resolverem tudo no soco mesmo. A briga começou por ser de Mötley Crüe contra os guns, e ao que parece três integrantes do guns e três do motley se quebraram num festival, e os do guns levaram a melhor. Semanas depois, quando o Guns abria para os Rolling Stones, Axl dá um murro público em Slash. Segundo o vocalista, o guitarrista estava tomando heroína demais.
- Na primeira vez que a banda veio ao Brasil, em 1991 (Rock in Rio), vários fãs pediram insistentemente o telefone de Axl, postados em baixo da janela do seu quarto. Insistiram tanto que conseguiram. Axl arrancou o aparelho e jogou pela janela... Na outra vez que o Guns voltaram ao Brasil em 1992, por medida de segurança, todos os objetos como telefones, refrigeradores, etc, foram chumbados ou embutidos ás paredes do quarto. Infelizmente esqueceram-se das cadeiras...
- Axl socou varios repórteres brasileiros quando eles disseram que ele só era mais um 'membro da geração Bon Jovi'.
- Em Abril de 1990, o Guns N`Roses participaram de um show de caridade em Indianapolis. Os seus lançamentos neste ano ficaram praticamente no anonimato, resumindo-se em faixas de discos de vários artistas. Não que houvesse algo de errado com a música deles. Uma gravadora pegou emKnockin`On Heavon`s Door uma das favoritas do público, e incluiu na trilha sonora do filme Dias de trovão, enquanto que a Civil War era dada de presente a George Harrison - que montou um albúm chamado Nobody`s Child para arrecadar fundos para os orfãos da Roménia. A imprensa não noticiou esse lado generoso do Guns. A grande notícia de 1990 foi a partida de Steven Adler, em Julho, que causou a primeira mudança na banda desde 1985.
- Axl exigiu que a musica November Rain fosse colocada na set-list da turnê Use your Illusion. Caso isso não fosse feito ele sairia da banda.
- Em 1991, um tumulto em St.Louis, começa quando Axl vê alguém da segunda fila, que já o estava a provocar á algum tempo com piadinhas dirigidas a ele, tirando fotos durante o show. A segurança se recusou a agir e Axl mergulhou na múltidão em busca da máquina. Axl saiu do palco seguido pela banda. No tumulto a banda perdeu todo o equipamento: amplificadores, guitarras, etc. Axl foi processado por incitar o tumulto. No mesmo show, durante a música November Rain, na hora do solo, Slash simplesmente parou. Axl jogou uma garrafa de água na sua cabeça e perguntou o que estava acontecendo.
- Foi no VMA de 1992, que se deu uma das mais famosas brigas da história da música. Nesta época o Guns tinha lançado o álbum duplo “Use Your Illusion”, e era uma das bandas mais populares do rock. Nos bastidores do VMA, Axl Rose quase bateu em Kurt Cobain e sua esposa, Courtney Love. O que se sabe de fato, é que Courtney Love foi a grande mentora desta briga. Após encontrar Axl nos camarins, Courtney meteu-se com ele, fazendo piadas a seu respeito, e Axl não deixou barato, foi falar com Kurt e disse para ele controlar sua esposa, senão ele mesmo faria algo a respeito. Kurt disse uma vez que Courtney apenas brincou com Axl, se ele queria ser o padrinho de Francis Cobain (filha de Kurt e Courtney). Axl teria se irritado e apontou o dedo em direção ao Kurt dizendo " Tell your bitch to shut the fuck up!” (Faça a sua esposa calar a boca!). Kurt irónico riu-se e disse: "Hey bitch, shut up!”. A versão de Axl, é que Courtney estava o aborrecendo durante um bom tempo, e por isso ele mandou que Kurt a fizesse calar a boca. A confusão não parou por aí, após o Nirvana apresentar uma de suas músicas no MTV Awards, o baterista do Nirvana, Dave Grohl provocou mais ainda Axl, na frente de todos, repetindo ao microfone "Oi Axl, onde esta você Axl?....Oi Axl, onde esta você Axl".
- No clipe da música Live And Let Die, o garoto que aparece com uma arma no começo é Axl.
- A música Don`t Cry, foi escrita por Axl e Izzy sobre uma mesma namorada que ambos tiveram.
- Axl e sua esposa Erin planeavam ter um casal de filhos, o menino se chamaria Shiloh Blue e a menina Willow Amelia.
- A banda fez uma pequena turnê de Verão com Metallica e Faith No More em 1992. Cada banda tocava três horas de show mais a abertura do Faith No More. Portanto eram quase sete horas de show. Respeitante a esta altura, Axl tentou tirar das lojas o vídeo "A Year and a Half in the Life of Metallica", quando viu James Hetfield mostrando o seu backstage. Slash estava sentado lá, Axl argumentou que Slash não tinha autorizado o lançamento, mas claro, ele o tinha autorizado...
- A música One in a Million, cujo conteúdo levou Axl a ser chamado de preconceituoso, não foi escrita com intenções ofensivas, apesar da agressividade da letra. Sua origem vem das primeiras impressões de Axl da cidade de Los Angeles ("muitos negros querendo te empurrar, suas jóias falsas e policiais te zuando, tirando com a cara de gente honesta"), do seu trauma de infância (quando cita "Imigrants and faggots, get out of my way", refere-se á sua raiva quanto ao seu padrasto), entre outros.
- Durante a Use Your Illusion tour, Axl habitualmente começava tarde os shows. Os ingressos traziam impresso "Início do show por volta das 8.30 pm". Alguns shows não começavam antes da meia noite e chegavam depois a durar três horas.
- A banda foi duramente criticada pela imprensa por incluir a música "Look at your game girl", no albúm The Spaghetti Incident. A música foi composta por Charles Manson, assassino notório (responsável pela morte da atriz Sharon Tate). Foi incluída por insistência de Axl e contra a vontade dos restantes elementos da banda. Axl planeava doar os direitos da música a um grupo de proteção do meio ambiente. Contrariando as intenções dele, a justiça, por fim, decidiu doar os royalties da música a Bartek Frykowski, filho de Wojiciech Frykowski, uma das sete vítimas do assassino Manson.
- São citados na música Coma, médicos e assistentes de ambulância que salvaram a vida de Axl, depois de uma overdose de drogas. Durante a gravação da música Axl, convidou-os a participarem, eles aceitaram e na música é possivel ouvir as suas vozes.
- Duff Mckagan cansado de ter que responder a fãs onde estava Axl, ganhou de prenda de aniversário de sua ex-mulher Linda Johnson, uma camiseta com os dizeres: "No, I don`t know where Axl is." (Não, eu não sei onde Axl está.)
- Quando morrer, Axl quer que seu caixão chegue meia hora atrasado e com grandes letras douradas no lado dizendo algo como "Sorry I`m late" (desculpe, estou atrasado).
- O "novo" albúm do Guns N`Roses tem sido prometido há quase 10 anos. Ao longo da última década entre boatos e raras aparições da banda com uma formação totalmente diferente da original, a única informação dada como certa sempre foi o nome do aguardado disco: Chinese Democracy (nome escolhido por Axl). Mas de tanto demorar para lançar o albúm, Axl teve de engolir uma brincadeirinha maldosa da banda Californiana The Offspring. O grupo lançou para a imprensa a intenção séria de baptizar o seu novo trabalho de "Chinese Democracy" com o acréscimo de um subtitulo do nome "you snooze, you lose" algo como "bobeou, dançou", mensagem claramente dirigida para o vocalista. Diante da repurcussão causada pela brincadeira na imprensa musical internacional e com Axl enfurecido disposto a processar a banda, o Offspring desistiu e preferiu não comprar a briga com ele, em que se arriscavam a uma batalha Judicial, dando outro nome ao sétimo disco da banda - Splinter.
- No Rock in Rio 3, Axl Rose e [Liam Gallagher], vocalista dos Oasis, tiveram um pequeno desentendimento. O Oasis se apresentou no mesmo dia em que o Guns N'Roses. Um dia antes, Liam Gallagher disse em uma entrevista que "O Guns N' Roses sem o Slash não era nada...". Então Axl e seus novos companheiros foram lá e fizeram um show magnífico [humilhando o show do Oasis, que tinham tocado antes deles], e em uma das suas conversas com o público, Axl disse ironicamente: "Eu também estou um pouco decepcionado, assim como o Oasis (risos), mas infelizmente não foi possível encontrar um caminho para que todos pudessem ser felizes..."
- Um raro material de quando o vocalista Axl Rose era membro da banda Rapidfire (primeira banda oficial na qual Axl Rose gravou muito antes, mesmo do Hollywood Rose) parece que finalmente está próximo de ser lançado. O material, ou seja, a fita com cinco músicas gravadas em maio de 1983, esteve guardado por mais de 20 anos e somente agora está ganhando a possibilidade de ser disponibilizada ao público. A voz de Axl nessas gravações seguiam uma linha mais Rob Halford, bem diferente da voz da era Appetite For Destruction, já com o Guns N`Roses.
- No Rock In Rio III, em Janeiro de 2001, Axl expulsou um garoto da platéia pois ele estava com uma camiseta que dizia: "Fuck Guns N'Roses".
- Alguns CD's "The Spaghetti Incident" não possuem a música escondida "Look At Your Game Girl" (para conferir se o seu CD tem ou não, a música começa aos 02:17 da música I Don't Care About You").
- No videogame Grand Theft Auto: San Andreas Axl dubla a voz do personagem Tommy "The Nightmare" Smith, cantor da (fictícia) banda de rock de 1970 Crystal Ship, e DJ da rádio K-DST[1];
- A casa que aparece no videoclipe da música "Estranged" é a casa de Axl em Malibu[2];
- O personagem Axl Low da série de videogames de luta Guilty Gear é claramente inspirado em Rose, assim como o personagem Raxel, do videogame Fighting Vipers. Também no videogame Final Fight um dos inimigos tem seu nome inspirado em Rose (outro é inspirado e até parecido com Slash[3];
- Usa piercing no mamilo esquerdo[4];
- Axl e os demais integrantes da banda são a fonte dos nomes dos Mavericks na versão estado-unidense do videogame Mega Man X5[5];
- Axl toca guitarra acústica na música "Dead Horse" e guitarra rítmica em "Shotgun Blues", nos álbuns Use Your Illusion I e Use Your Illusion II respectivamente;
- Induziu Elton John ao Rock & Roll Hall of Fame[6];
- Cantou na música "I Will Not Go Quietly" de Don Henley[7];
- A banda de folk-punk Against Me!, da Flórida, lançou um álbum em 2002 chamado "Reinventing Axl Rose";
- Axl aparece no vídeoclipe "Dead, Jail or Rock N' Roll" de Michael Monroe em 1989[8];
> A Historia
> O Começo
A história do Guns N' Roses começa nos idos de 1983 quando o vocalista W. Axl Rose deixa a banda Rapid Fire para montar uma nova banda com seu amigo de infância Izzy Stradlin. A banda formada pela dupla se chama Rose, que logo é renomeada para Hollywood Rose. Contava com W. Axl Rose (vocais), Izzy Stradlin (guitarra), Chris Weber (guitarra), Rick Holland (baixo) e Johnny Kreiss (bateria). A nova banda consegue algum destaque nos subúrbios de Los Angeles, com muitas composições próprias (que futuramente seriam tocadas pelo Guns n' Roses) como "My Way, Your Way" (Anything Goes), "Wreckless" (Reckless Life) e "Shadow Of Your Love". O último show do Hollywood Rose aconteceu na virada do ano de 1984/1985. Após isso a banda se dissolveu.
Assim, ao início de 1985, os ex-membros do Hollywood Rose, W. Axl Rose (Vocal) e Izzy Stradlin (Guitarra Base), se juntam a três ex-membros de outra banda recém dissolvida: Tracii Guns (Guitarra Solo), Ole Beich (Baixo) e Robbie Gardner (Bateria) da banda L.A. Guns. Com a junção dos membros e dos nomes das duas bandas, surge o Guns n' Roses. Essa formação porém se apresentou apenas uma única vez, em março de 1985. Após esse show, Ole Beich foi substituído por Duff Mckagan (também conhecido nos seus tempos de Guns n' Roses como Duff "Rose" Mckagan).
Com essa formação (Axl, Tracii, Izzy, Duff e Robbie) a banda fez mais alguns shows até a metade de 1985, quando a banda sofreu novas alterações: Tracii Guns e Robbie Gardner saíram da banda; Duff McKagan convidou seus antigos parceiros de Road Crew, o guitarrista Slash e o baterista Steven Adler para seus lugares. Nascia assim a formação mais conhecida da banda Guns N' Roses. A estréia nos palcos da nova formação aconteceu em 06/06/1985, no conhecido Troubador em Hollywood. Após isso, a banda seguiu para Seatle onde teve a sua tournê de estréia, conhecida por Hell Tour. Voltando à Califórnia, os 5 escreveram seu "hino", "Welcome to the Jungle".
Em 1986, lançaram um EP independente, Live ?!*@ Like a Suicide. Uma das poucas cópias desse EP acabou na gravadora Geffen Records, que decidiu assinar um contrato com a banda. O álbum de estréia, Appetite for Destruction (1987), vendeu até hoje 27 milhões de cópias, teve boa recepção da crítica e lançou diversos hits, entre eles: "Welcome to the Jungle", "Sweet Child O' Mine" e "Paradise City". Até hoje, permanece como álbum de estréia mais vendido da história. O Guns começou então a abrir shows para grandes bandas como o Iron Maiden e Aerosmith, mas à medida em que as vendas de Appetite cresciam, partiram para uma turnê mundial sendo eles os cabeças-de-cartaz de muitos concertos. Na turnê o comportamento dos membros atraíam os mídia: McKagan, Slash e Adler entravam no palco freqüentemente sob efeito de drogas ou álcool, e Slash muitas vezes entrava no palco amparado e desmaiava ao final dos shows. Um show na Inglaterra teve um acontecimento trágico, quando dois fãs foram acidentalmente espezinhados durante o show. Todos os acontecimentos nos seus concertos deram ao grupo o apelido de "A banda mais perigosa do planeta".
O lançamento seguinte foi G N' R Lies (inicialmente seria chamado de "The Sex, The Drugs n' The Violence: The shocking Truth"), em 1988, que incluía as quatro músicas de Live ?!*@ Like a Suicide e mais 4 canções acústicas. O álbum fez sucesso, chegando ao #2(O Top 1 era o álbum anterior) dos tops mundiais, e teve dois hits: "Patience" e "Used to Love Her" Porém uma das músicas, "One in a Million", que mencionava "niggers" (negros) e "faggots" (bichas), causou polêmica, e W. Axl Rose foi acusado de racista e homofóbico. Rose negou, dizendo que era fã de gays como Freddie Mercury (Queen) e Elton John, e, além disso, Slash era filho de uma negra.
O mau comportamento de alguns membros levou a editora a pedir mudanças de comportamento rápidas. Os membros começaram a tratar-se dos seus vícios após W. Axl Rose ameaçar acabar com a banda se continuasse o alto abuso de drogas e álcool.
Em 1989, a banda começou com uma perda. Steven Adler não conseguia tocar bateria de tanta cocaína e heroína que havia usado ao longo do tempo. Logo fora demitido em Agosto, e Matt Sorum dos ingleses The Cult fora chamado para a banda. O tecladista Dizzy Reed (que foi colocado na banda por indicação de Axl Rose, pois Dizzy estava passando por dificuldades financeiras na época) também se uniu à banda e o empresário foi trocado. Em janeiro de 1991 , a banda tocou para o maior público que até então conseguiu reunir: 140 mil pessoas no dia 20 e 120 mil no dia 23, no festival Rock in Rio realizado no estádio do Maracanã. Foram os concertos que marcaram as estréias de Matt Sorum e Dizzy Reed na banda . Em maio do mesmo ano, teve início a turnê mundial dos álbuns Use Your Illusion (que seriam lançados meses depois), começando por East Troy, em Wiscosin , EUA. A banda Skid Row abriu os shows.
A banda tinha músicas suficientes para um álbum duplo, mas resolveu lançar Use Your Illusion I e Use Your Illusion II como dois discos separados, em 17 de Setembro de 1991. Os álbuns estrearam na Billboard em #2 e #1 respectivamente, fazendo com que a banda se tornasse a banda mais popular do planeta.
> Os Illusions e a Megaturnê Mundial
Os álbuns duplos "Use Your Illusion" I e II surgiram afinal, com a relançada épica "November Rain", a antidrogas "Coma" e "Estranged", ambas com 10 minutos em média. O anúncio do novo disco, acompanhado de uma turnê, agitou o mundo do rock.
Todos queriam ver o show. O primeiro marcado pela banda na Inglaterra, no Wembley Stadium em Londres , em agosto, vendeu 47 mil ingressos só no primeiro dia de vendas. Tiveram início especulações sobre o lançamento de um álbum ao vivo ao final da turnê, engordando as vendas das nove milhões de cópias de Appetite for Destruction e três milhões e 250 mil cópias de G N' R Lies. Tudo deu certo para Slash, que passou um ano fora tocando com grandes nomes como Bob Dylan, Michael Jackson, Iggy Pop e Lenny Kravitz . Mas longe de se tornar uma estrela menor do cenário, ele preferiu a química do Guns. "Se não fosse Axl, eu poderia estar ainda procurando um cantor", ressaltou. "Sair do nada e chegar a tal ponto foi uma grande virada na minha cabeça. Agora que aconteceu, e nós conseguimos nos manter juntos, eu não acredito que teremos esse tipo de problema de novo".
Seguindo os álbuns, a banda começou a Use Your Illusion Tour, que duraria 18 meses e teria grande retorno financeiro e incidentes muito controversos. Na época, November Rain era a música mais tocada nas rádios de todo o mundo e o videoclipe mais exibido na MTV.
Em novembro de 1991, Izzy Stradlin' saiu da banda. O guitarrista que "morreria" se a banda morresse decidiu deixar o Guns, daí começou o declinio, porque Izzy era um ótimo compositor e compos varios clássicos. A saída foi pacífica na epoca(ao contrário do affair Steven Adler, que deu um de inocente e processou a banda por tê-lo induzido ao vício). Sem perder tempo, Axl e Slash elegeram o guitarrista Gilby Clarke (ex-Kill For Thrills) como novo gunner e substituto de Izzy (no entanto Izzy Stradlin' acabaria por voltar para os últimos espetáculos após Gilby Clarke sofrer um acidente de moto).
A controvérsia parece ser sua eterna companheira e ele não faz por menos: com o lançamento de Use Your Illusion, Axl arrumou atritos generalizados com a imprensa musical dos EUA e Inglaterra, chegando a citar os nomes de vários jornalistas e revistas. Ele alimentava seu desafeto na canção "Get in the Ring", onde, entre outras ofensas, mandava todos "à merda". Mas agora a poeira baixou e, como sempre, a última palavra sobre o futuro da banda cabe a Axl Rose. "Eu não vou dizer que nós estaremos aqui para sempre - mas eu espero escrever o tipo de música que permaneça por um longo tempo".
A banda continuou causando tumultos, como num show em St. Louis, Minnesota, em que Axl abandonou o palco após brigar com um espectador com uma câmera, o que acabou por gerar centenas de feridos e um processo de alguns milhões de dólares. Outro acontecimento em Montreal, em que a banda abandonou o palco após apenas 9 músicas por problemas de áudio, a atitude gerou revolta - carros quebrados e incêndios. Ainda sem músicas, ficando a banda a tocar sem o vocalista.
A banda tornou-se popular também com os videoclipes superproduzidos "Don't Cry", "Estranged" e "November Rain" entre outros. A turnê Use your Illusion Tour passou no Brasil em Dezembro de 1992 com 2 shows em São Paulo e um no Rio de Janeiro, e terminou em Julho de 1993 em Buenos Aires.
> O Declínio
Em 1993, após o fim da mais lendária turnê da história, os Guns N' Roses lançaram The Spaghetti Incident?, um álbum de covers (principalmente de punk), com recepção "morna" do público e ruim da crítica. Uma canção escondida de autoria de Charles Manson, "Look at Your Game, Girl" fora incluída a pedido de Axl (contra a vontade do grupo) o que causou polêmica interna.
Em 1994, Axl é processado por agressão pela sua ex-esposa e pela sua ex-namorada Stephanie Seymour. Gilby Clarke que tinha substituído Izzy Stradlin' anos antes, resolveu sair do grupo por rejeitarem suas composições. Paul Huge entrou para o seu lugar, e tocou num cover de "Sympathy for the Devil", dos Rolling Stones, incluída em Entrevista com o Vampiro. No entanto Paul Huge, amigo de infância de Axl, não foi bem aceito pelos outros, principalmente Slash, que não gostara do fato dos solos de Huge terem sido usados no lugar dos seus.
Devido a este descontentamento em 1995, Slash começou um projeto chamado Slash's Snakepit antes de abandonar os Guns em 1996, sendo substituído por Robin Finck. Em 1997 Duff demitiu-se pois não havia mais clima na banda e Matt foi despedido em 1998. Axl tornou-se o único membro original.
Slash, Duff e Sorum desde 2002 tocam na mesma banda - Velvet Revolver.
> "Retorno"
Rumores circularam em 1997 sobre Axl trabalhando em um novo álbum. Nada apareceu até 1998. Axl acabou por juntar um grupo de novos elementos para a banda - entrou no estúdio com a banda sendo Paul Huge e Robin Finck (ex-Nine Inch Nails) nas guitarras, Tommy Stinson (ex-The Replacements) no baixo, Josh Freese (The Vandals) na bateria e Dizzy Reed e Chris Pitman nos teclados.
Este conjunto de elementos do Guns lançou em 99 a sua primeira música desde 94, "Oh My God", especialmente para a banda sonora do filme Fim dos Dias. A música seria um prelúdio do anunciado álbum Chinese Democracy que nunca chegou a sair, estando agora planejado para o primeiro semestre de 2007. A gravadora lançou Live Era: '87-'93, uma coletânea de faixas ao vivo. Devido a demora na produção do álbum, Robin Finck saiu para voltar aos Nine Inch Nails.
Em 2000 novas mudanças. Robin Finck voltara e o guitarrista Buckethead entrou. Josh Freese fora substituído por Brian Mantia, o Brain (das bandas Primus e Proxia, em que Buckethead tocara). Em 2001, voltaram a fazer shows, como no Rock in Rio 3, marcado como o de maior público na história da banda, com cerca de 250 mil pessoas, e três em Las Vegas, misturando sucessos com músicas novas.
Em 2002, Paul Tobias abandonou a banda pelos atrasos na gravação. Fora substituído por Richard Fortus, ex-Love Spit Love. O grupo seguiu com shows em Agosto na Europa e Ásia, seguidos por uma aparição surpresa no MTV Video Music Awards. Em Novembro, começaram nova turnê americana, mas o primeiro show, em Vancouver, foi cancelado pelo fato de Axl nem estar no Canadá (o descontentamento do público foi grande). Dezesseis shows se seguiram, esgotando-se em mercados como Nova York e não vendendo bem em mercados menores. Então, um show em Filadélfia fora cancelado porque Axl supostamente tivera problemas repentinos de saúde. Os 15 mil fãs presentes se revoltaram e destruíram o local, e o resto da turnê foi cancelada.
Buckethead saiu em Março de 2004, forçando o cancelamento do show no Rock in Rio Lisboa. Nenhum guitarrista substituto fora anunciado.
No mesmo mês, a Geffen lançou a coletânea Greatest Hits, já que um novo álbum de estúdio Chinese Democracy não saía há 11 anos. Rose demonstrou seu desprazer com o álbum, já que a lista de faixas fora feita sem seu conssentimento.
Em Janeiro de 2006, Axl Rose contou a revista Rolling Stone que "as pessoas irão ouvir música este ano". E também não descartou a possibilidade da banda fazer apresentações ao vivo.
Em Fevereiro de 2006, demos das músicas do novo álbum "Better", "Catcher in the Rye", "IRS" e "There Was a Time" vazaram na Internet em um site não oficial da banda. The band's Management solicitou que todos os links de mp3's e letras dessas músicas fossem removidos dos sites.
Neste mesmo mês, foi anunciada uma turnê Européia a se iniciar no dia 25 de Maio, que incluiu uma apresentação no Rock In Rio-Lisboa depois de em 2004 terem cancelado o seu espetáculo no mesmo recinto, estiveram cerca de 50 mil fãs. Nos meses seguintes a anunciada turnê Européia foram anunciadas mais 4 datas de shows em Nova York, que serviram de aquecimento para a turnê Européia. As apresentações em Nova York foram as primeiras depois de um hiato de quase 4 anos sem shows. No geral, as críticas foram muito positivas e a banda introduziu um novo guitarrista, Ron Thal (Bumblefoot), que ocupou o lugar de Buckethead.
Nos dia dias 12, 14, 15 e 17 de Maio de 2006, os Guns N' Roses deram espectaculo em Nova York. A volta do Guns não poderia ser melhor. O novo guitarrista, Ron Thal, teve uma boa aceitação pelo público, a voz de Axl foi também bastante elogiada, e um fato histórico ocorreu: Em um dos shows, Izzy, ex-Guns N' Roses, subiu ao palco para tocar novamente com Axl. O público veio ao delírio ao ver os velhos parceiros em atividade juntos no mesmo palco.
No concerto em Lisboa - 27 de Maio de 2006 - a banda entusiasmou-se com os mais de 50 mil fãs, fez alguns improvisos no concerto que durou mais de 2 horas sendo tocados quase todos os grandes clássicos.
A turnê Européia agora em curso será para preparar o regresso dos Guns N’ Roses que anunciaram o seu novo álbum para o final de 2006. Em outubro começou a turnê americana da banda com shows nos EUA, Canadá e Porto Rico.
No dia 22 de dezembro, a revista inglesa Kerrang! elegeu o álbum Appetite for Destruction como o melhor álbum da história do rock.
A cantora brasileira Nina Kell, conhecida nos EUA, faz show com Axl Rose em Nova Iorque. Nina, ao chegar ao show, deu uma declaração a Axl de que muitos queriam dizer, e ela disse assim: "Axl, não agüentamos mais ver Axl, Izzy... Por um lado é Matt, Slash, Duff, Gilby, por outro queremos ver todos vocês juntos novamentes pode ser com mais ou menos integrantes mas tem que ter ao menos os verdadeiros e os antigos integrantes de antes" (ela disse tudo em inglês). Axl sorriu e se emocionou e disse que nunca irá esquecer seus velhos amigos da ex-banda e afirmou que não foi só escolha dele que o Gunner's antigo acabasse e sim decisão deles por opção ou fatos ocorridos.